Deixem seus comentários, obrigado!

Deixem seus comentários, obrigado!

domingo, 7 de abril de 2013



O que você entende por pichação?

Conheça mais lendo quadrinhos sobre a filosofia da pichação  http://bit.ly/XxKFIS


Matéria feita com o pichador Cripta Djean que falou sobre a filosofia de vida do pichador, a invasão da Bienal, Choque Cultural e a Faculdade Belas Artes. A entrevista também falou sobre a atuação dos pichadores na Bienal de Berlim de 2012.
Feita originalmente para a revista Fórum com arte de Alexandre De Maio e reportagem de CarlosCarlos.

Muito interessante a matéria acima sobre a filosofia da pichação publicada originalmente na revista Fórum http://revistaforum.com.br/. Mas há uma dúvida frequente entre a grafia correta da palavra pichar/pixar. Segundo as normas gramaticais, os registros em dicionários e o vocabulário ortográfico da Língua Portuguesa é correto escrever com ch (pichar, pichação), mas o uso corrente, do cotidiano, das ruas é diferente. No cotidiano dos pichadores é muito mais comum escrever pixar, pixador, pixo, pixação. Isso mesmo, com X. E já que a Língua é um elemento vivo, um código de comunicação que está em constante movimento e propensa a mudanças e variações, quem sabe um dia os gramáticos aceitem a grafia da palavra com (pixar) e os dicionários a registrem dessa forma? Por isso ,na matéria, a palavra é escrita com X. Mas na dúvida, principalmente se forem escrever numa situação formal, sigam as normas e os dicionários, é mais seguro.
Entendemos que mesmo sendo considerada uma forma de expressão, em alguns contextos a pichação é crime. Como no caso da nossa escola, que foi pintada, muito dinheiro oriundo dos nossos impostos está sendo gasto na reforma do Carlos Gomes, e não há razão para aceitar que vândalos pichem a nossa escola para promover seus grupinhos de alienados. Isso não é manifestação de arte, não é expressão de nada é desrespeito e crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário